Janeiro, férias, verão, prai… ops! Vai ficar em casa nas férias? Não precisa ficar triste, afinal, Beagá tá cheio de programação bacana e gratuita pra você curtir bastante os dias ensolarados na capital mineira. Vamos turistar?
PRAÇA DA LIBERDADE
Localizada na Savassi, a Praça da Liberdade foi toda inspirada nos jardins do Palácio de Versalhes, na França. Muito chique! É perfeita para uma caminhada matinal, podendo estender o passeio para conhecer os principais pontos do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. O Centro Cultural Banco do Brasil CCBB é pioneiro no incentivo à cultura. No prédio da década de 30 há sempre exposições interessantes, teatro e cafeterias deliciosas pra você tomar aquele cafezinho que só quem é mineiro sabe o tanto que é especial. Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
O Edifício Niemeyer é referência da arquitetura moderna no Brasil. O prédio possui curvas sinuosas que remetem às linhas das serras mineiras. Quem passa por baixo tem a impressão que o edifício tem dez andares, quando na verdade possui apenas oito.
Museu artístico e cultural, o Memorial Minas Gerais Vale é totalmente dedicado às tradições do povo mineiro. Vale muito a visita! Horário de funcionamento: terça, quarta sexta e sábado das 10h às 17h30, quinta das 10h às 21:30 e domingo das 10h às 15h30.
O Museu das Minas e do Metal conta a história sobre a mineração de Minas Gerais e mostra todo o universo dos metais. Horário de funcionamento: de terça à domingo das 12h às 18h e quinta das 12h às 22h.
PAMPULHA
Cartão postal da cidade, o Complexo da Pampulha é encantador! Quem nunca passou pela Igreja de São Francisco de Assis e ficou encantado pela arquitetura de Niemeyer? A Lagoa é uma ótima pedida para fazer uma caminhada no fim da tarde e de quebra dar aquela turistada. Dá pra fazer piquenique no Parque Ecológico, visitar a Casa do Baile, ir em alguma exposição no Museu de Arte da Pampulha, ou até mesmo alugar uma bicicleta ou triciclo na orla da Lagoa e aproveitar a vista.
MERCADO CENTRAL
Considerado o terceiro melhor mercado do mundo, o Mercado Central é um dos lugares mais legais da cidade. São 400 bancas cheias de opções de cachaças, queijos, temperos, flores, etc. É um circuito gastronômico que vale a pena incluir no roteiro. Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 7h às 18h e domingo e feriado das 7h às 13h.
CASA BONOMI
Bateu aquela fome? A padaria Bonomi, considerada a melhor da cidade, tem pães e croissants maravilhosos. A única ressalva é que aos finais de semana é bom tentar chegar um pouquinho mais cedo, porque o lugar normalmente enche. Horário de funcionamento: de terça à sábado das 7h às 21h e domingo de 8h às 20h.
Gostou do nosso roteiro? Tem algum outro lugar legal em BH que não citamos no post? Vamos adorar que compartilhe conosco.