Que atire o primeiro cartão de crédito estourado quem nunca atrasou uma conta daqui, gastou um pouco além do que deveria dali… Infelizmente, essa situação é muito comum, o problema mesmo é quando as dívidas acumulam e aí começa a dor de cabeça, afinal, vai ficando difícil manter os pagamentos em dia.
Sabemos que essa situação não é a ideal, mas com força de vontade é possível reverter esse cenário e voltar a ter as contas devidamente pagas nas datas corretas.
- Anote todas as suas dívidas
O primeiro passo para sair do vermelho é saber exatamente quais são as suas dívidas. Anote em um papel o quanto está devendo, há quanto tempo e para quem. Até os pequenos débitos devem ser incluídos nessa lista.
- Analise seu orçamento financeiro pessoal
Depois de listar cada uma das suas dívidas, chegou a hora de colocar no papel o seu salário e os dinheiros extras que recebe. Feito isso, anote todas as suas despesas fixas como aluguel, condomínio, conta de luz, água, etc. Por fim, liste também os gastos variáveis, que são as compras, gastos com restaurantes, saídas no final de semana, etc. Dessa forma fica mais fácil você descobrir onde pode cortar gastos afim de quitar os débitos existentes.
- Dê uma atenção especial para as dívidas mais altas
Sabemos que os juros aplicados sobre a utilização do cartão de crédito e cheque especial são os mais altos do mercado. Portanto, dê prioridade a eles na hora de renegociar as suas dívidas. Assim, você evitará o famoso efeito “bola de neve”.
- Renegocie seus débitos com os credores
Nesse momento, é importante se preparar antes de entrar em contato com as empresas. Pense em uma proposta de pagamento de acordo com as suas possibilidades. Não se esqueça que a negociação é positiva para os dois lados, afinal, o credor quer receber.
- Compre sempre a vista
Corte o hábito de parcelar as suas compras. Pode parecer exagero, mas as compras que inofensivamente parcelamos no cartão, afetam, e muito, o orçamento doméstico. Sempre opte pelo pagamento a vista.
- Evite novas dívidas
Se você quer manter uma vida financeira saudável, é imprescindível a mudança de hábitos. Rever a sua relação com o dinheiro te ajudará a enxergar e a cortar os gastos desnecessários.
Esperamos que com esse post a partir de hoje você possa gerenciar suas finanças com mais sabedoria, para que assim viva mais feliz e com mais segurança.